Nossa história

ANOS 70

Em 1972, Jaci José De Lazzari resolveu multiplicar conhecimento na região de Erechim – RS e, trabalhando como distribuidor de livros de diversas editoras, deu início à história da Edelbra.

Já em 1978, a Edelbra começou a desenvolver suas próprias publicações. Com uma linha de livros de artesanato, uma enciclopédia para estudantes e a Bíblia, distribuídos através da venda direta, a editora cresceu rapidamente.

ANOS 80/90

Nos anos 80 e 90, a empresa manteve sua forma de distribuição inicial levando conhecimento de porta em porta. Nesse período, a linha editorial teve três focos principais: as crianças, as escolas e a família.

Em 1989 a Edelbra assumiu um grande desafio que a fez ir além dos limites da editora e se tornar a grande empresa que é hoje: implementar seu próprio parque gráfico.

No final dos anos 90, a Edelbra mudou sua estratégia de distribuição e passou a apostar em livros de marcas e personagens licenciados como Pokémon, Teletubbies, Barbie, Disney, Cartoon Networks e WarnerBros., vendidos através do varejo. Com isso, ampliou mais uma vez seus limites conquistando mercados e chegando a novos lugares.

ANOS 2000+

O desejo de continuar se superando levou a empresa a se dividir em Edelbra Gráfica e Edelbra Editora, cada qual com sua estrutura e forma de atuação, ambas com os mesmos valores e motivação – ir além dos próprios limites e multiplicar conhecimento.

Em 2008, a Edelbra reposicionou sua linha editorial e passou a publicar literatura infantojuvenil, paradidáticos e obras pedagógicas e para formação de professores. Naquele ano, o livro “Sei por ouvir dizer”, um dos primeiros publicados nesta fase, recebeu o Prêmio Jabuti Melhor Livro Infantil.

De lá pra cá, um novo catálogo vem se formando, norteado pela vontade de ser útil para a educação deste país, seja nas escolas ou em casa.