Institucional
Imprensa
Cadastro
Mapa do Site
Fale Conosco
Busca
em

Livros


Download:
Foto em alta resolução
Foto em baixa resolução

Escritor indígena que é referência na literatura brasileira estará na Feira do Livro de Porto Alegre


Daniel Munduruku autografa Karú Tarú, da Editora Edelbra, no dia 11 de novembro, às 18 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul

O mais importante autor indígena de literatura infanto-juvenil do País estará na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre. Daniel Munduruku estará autografando o livro Karú Tarú – O Pequeno Pajé, lançado este ano pela Editora Edelbra, de Erechim. Sua obra revela uma história que até então não havia sido contada: como nascem os pajés? Por que uma criança é escolhida para ser um grande líder em uma tribo? Karú Tarú narra a trajetória de um menino que, desde pequeno, sabia que teria um destino glorioso. Ele estava sendo preparado para ser um pajé, o grande guerreiro de sua tribo, mas tão importante missão o intrigava. Por que havia sido escolhido? Por que ele era considerado especial se todos nasciam com o dom da visão? A história desse curumim e suas descobertas compõem o mais novo livro de Daniel Munduruku, um escritor reconhecido por trazer os temas indígenas para o universo dos livros infantis.

Daniel Munduruku nasceu Belém do Pará, na tribo Munduruku, mas ultrapassou os limites da aldeia e avançou pelo mundo das letras e da academia, sem deixar de lado suas origens. Formou-se em Filosofia, História e Psicologia. Atualmente, está completando o doutorado em Educação na Universidade de São Paulo. Com 35 obras publicadas, Munduruku é um autor indígena reconhecido nacional e internacionalmente. Vários de seus livros receberam prêmios no Brasil e no exterior.

Em Karú Tarú, o autor conta, sob o ponto de vista do menino, o que acontece quando uma criança é escolhida para ser pajé e como começa a preparação. A realidade específica dos povos indígenas pode ser compreendida por outras crianças e até vivida por elas. “A criança tem de ser plenamente criança. Mesmo que descubra talentos e dons especiais, não pode prejudicar sua vivência como criança, seja ela indígena ou não”, acredita Munduruku.

A beleza e a poesia do texto de Karú Turú ganha forma e cor nos traços da ilustradora mineira Marilda Castanha. Vencedora do Prêmio Jabuti, Marilda produz ilustrações que levam arte à literatura infantil, como ocorre em Karú Tarú, da Edelbra.

Karú Tarú é um lançamento da Edelbra, que valoriza a produção de autores nacionais de livros infanto-juvenis, como Daniel Munduruku e Bartolomeu Campos de Queirós, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, com Sei por Ouvir Dizer, também da editora. A Edelbra acredita que incentivar a leitura e a educação é apostar no futuro. Com essa filosofia, a empresa cresceu e evoluiu nas três últimas décadas, produzindo mais de mil títulos.



Conheça o livro



© Edelbra. Todos os direitos reservados.

Warning: Unknown: Your script possibly relies on a session side-effect which existed until PHP 4.2.3. Please be advised that the session extension does not consider global variables as a source of data, unless register_globals is enabled. You can disable this functionality and this warning by setting session.bug_compat_42 or session.bug_compat_warn to off, respectively in Unknown on line 0