Institucional
Imprensa
Cadastro
Mapa do Site
Fale Conosco
Busca
em

Livros


Download:
Foto em alta resolução
Foto em baixa resolução

Na Noite Estrelada
Em seu novo livro, o escritor Carlos Urbim conta deliciosas histórias com lendas e tradições que refletem a alma do Rio Grande do Sul

Uma tartaruga gringa que adora polenta, uma prenda Rosa cor-de-cuia e botos que ouvem histórias de pescador em Tramandaí. Essas são algumas das personagens de Na Noite Estrelada, lançamento do jornalista e escritor Carlos Urbim, que constrói um painel de algumas das principais culturas que formam o Rio Grande do Sul em um livro ilustrado para crianças de todas as idades. A obra, publicada pela Editora Edelbra, Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil 2008, está sendo lançada na Feira do Livro de Porto Alegre, com sessão de autógrafos no domingo, 2 de novembro, às 15h30.

Apaixonado pela cultura gaúcha, Carlos Urbim uniu duas paixões ao escrever “Na Noite Estrelada”. O escritor coleciona brinquedos vindos do mundo inteiro e produz outros lixando lenhas e porongos, para depois decorá-los com bolinhas de gude. “Comecei a “esculpir” personagens e a criar pequenos cenários – ambientações para situar histórias que ensaiavam nascer”, conta o autor. As personagens ganharam vida nas imagens do premiado fotógrafo Luiz Eduardo Achutti, que ilustram o livro.

A noite estrelada de Urbim é uma gamela cravejada de bolinhas de gude. Uma pedra do Pampa se transforma na ovelha Alice. Porongos viram uma prenda cor-de-cuia que gira e gosta de dançar. E do imaginário infantil, Urbim reconta histórias que remetem a várias regiões e tradições gaúchas: da fronteira que está na origem do autor nascido em Santana do Livramento ao litoral, passando pela colonização alemã de Morro Reuter e do Vale dos Sinos e pelas tradições italianas da Serra Gaúcha. Até a Guerra dos Farrapos está na obra. E tudo isso de forma leve, em um texto recheado de fantasia e poesia.

Urbim busca em sua própria infância as referências para sua produção literária e usa a poesia como forma de cativar os pequenos leitores. Seu primeiro livro foi o "Guri Daltônico", publicado em 1984.

Na Noite Estrelada é um lançamento da Edelbra, editora que valoriza a produção de autores nacionais de livros infanto-juvenis, como Carlos Urbim. Da Edelbra também é o melhor livro infantil do ano, Sei por ouvir dizer, que conquistou o Prêmio Jabuti de 2008. A empresa acredita que incentivar a leitura e a educação é apostar no futuro. Com essa filosofia, a Edelbra cresceu e evoluiu nas três últimas décadas, com a produção de mais de mil títulos.




© Edelbra. Todos os direitos reservados.

Warning: Unknown: Your script possibly relies on a session side-effect which existed until PHP 4.2.3. Please be advised that the session extension does not consider global variables as a source of data, unless register_globals is enabled. You can disable this functionality and this warning by setting session.bug_compat_42 or session.bug_compat_warn to off, respectively in Unknown on line 0